quinta-feira, 8 de maio de 2014

Limpar para semear e mais tarde colher.


 Com a época a chegar ao fim é necessário haver uma revolução num plantel onde faltam jogadores com qualidade e acima de tudo com vontade de vestir a pele do Dragão. Não falo de jogadores que beijam o emblema para agradar os adeptos e depois em campo colocam o "eu" à frente do "nós". Gosto de jogadores com garra, que se sacrifiquem pelo grupo, gosto de uma equipa à imagem do Atlético de Madrid onde os jogadores aliam a classe técnica à bravura. 
Não vai ser fácil reconstruir o Dragão mas antes de semearmos temos de limpar o terreno das ervas daninhas que estão a prejudicar o crescimento saudável de tudo o que está à volta. Por isso vou-me atrever a deixar aqui a minha lista de dispensas.



Abdolaye, Carlos Eduardo e Licá sem sombra de duvida seriam os primeiros a abandonar o FCP.  O primeiro porque já teve as suas oportunidades e tem uma qualidade medíocre. O brasileiro tem técnica mas não tem garra, não assume o jogo quando assim o é preciso e é por isso que nos jogos importantes nunca se fez notar. Já o Licá é um jogador com garra, mas é muito limitado técnicamente o que para alguém que joga numa ala, onde trava batalhas constantes no um para um é um problema. 



Varela, Quaresma e Josué seriam outros 3 a quem abriria a porta da saída embora por motivos diferentes. Nenhum deles pode ser titular num Porto forte, constante e vitorioso. Quaresma é aquele tipo de jogador com quem ninguém gosta de jogar. É o dono da bola e não permite a mais ninguém ser o protagonista, toda a equipa tem de trabalhar para ele e nunca se sabe quando ele se vai passar da cabeça. Tem qualidades acima da média mas nunca na sua carreira as utilizam em prol da equipa e não vai ser agora que o vai fazer. O Josué é um caso muito semelhante ao do Quaresma a nível mental difere contudo no que toca ao seu futebol.  É mais jogador de equipa mas muito irregular à imagem do que acontece com Varela. O Extremo faz 3 ou 4 jogos bons numa época e depois passa ao lado dos outros jogos todos. Varela poderia ser um bom suplente mas o melhor para ele seria nesta faze da carreira arranjar um contrato das arábias. 


Sem comentários: