segunda-feira, 17 de junho de 2013

Entradas, saídas e rumores



Nestes últimos 3 dias falou-se na possibilidade de Otamendi estar perto de abandonar o FCP devido à sua cláusula acessível, 15 milhões. Hoje a imprensa afirma que afinal a cláusula de Otamendi é de 30 Milhões. Se é um ou outro valor não sei mas será natural e até bom para o clube e para o jogador que ele saia. O clube encaixará mais algum dinheiro e abrirá espaço para que outros jogadores se possam afirmar e futuramente "devolverem" o investimento feito neles. Otamendi é daqueles que embora seja bom jogador nunca será excelente, logo ao meu ver, um encaixe à volta dos 15 milhões será um negócio bom para o FCP.  Uns dirão que é pouco, mas gostaria só de lembrar o valor pedido pelo Nani, 10 milhões. A sua saída vai criar espaço para que uma nova dupla se forme, falo da dupla Maicon/Mangala que quanto a mim será uma dupla ainda mais forte em velocidade, jogo aéreo e fisicamente. Maicon fica só a perder para Otamendi a nível posicional. Depois temos o Reyes à espera da sua oportunidade e com tempo e calma para se ir preparando ao lado de Abdoulaye. 


Para o meio-campo está prestes a chegar Herrera, não para o lugar de Moutinho mas para se ir preparando para assumir aos poucos o lugar de Lucho. Diz quem o conhece que um
é fotocopia do outro quer na maneira de jogar como na postura. Para substituir Moutinho penso que a solução vai ser encontrada dentro de portas, penso em Defour ou Danilo. Defour será aquele que terá mais semelhanças com o Moutinho e poderá finalmente jogar mais assiduamente na sua posição favorita e assim demonstrar todo o seu valor. Danilo já demonstrou que é um jogador útil a lateral mas nunca será um jogador de eleição, no meio-campo é onde ele se sente melhor e poderá ser inclusive um substituto para Fernando. Um trinco diferente, menos combativo, mais de bola no pé. Oferecerá menos solidez defensiva mas por outro lado será o primeiro a construir jogadas de ataque.
No ataque penso que falta um jogador de excelência para as alas e uma alternativa a Jackson. Para as alas dependerá como Licá e Josué suportarem o peso da camisola pois não me acredito que Ricardo fique no plantel, isto apesar de todo o seu potencial. Tanto para Ricardo como para  Kelvin e Tozé será mais proveitoso para eles irem para uma equipa da 1.ª liga que lhes proporcionem minutos nas pernas para continuarem o seu crescimento de uma maneira sustentável. Iturbe é para mim uma grande incógnita, pois se o valor está lá e é muito, não sei se alguma vez terá a cultura táctica para jogar num grande clube europeu. Para mim existe em Portugal um jogador que pode ser um 2 em 1 e o seu nome é Ghilas. Faz-me lembrar em muito o Derlei quer pela sua raça quer pela sua flexibilidade no ataque. Tanto pode jogar numa ala como no centro do terreno. Aliás, o Mangala não se rogou a tecer-lhe elogios.  
Dos que forma até agora contratados tenho algumas dúvidas em relação a Tiago e Carlos Eduardo quanto à sua capacidade para se imporem.- E as dúvidas são apenas pela falta de conhecimento que tenho relativamente a estes 2 jogadores. Só o tempo e Paulo Fonseca é que dirão o que vai acontecer e como vai ficar o desenho final do plantel do tricampeão, a nós comuns adeptos resta-nos aguardar.

Sem comentários: