quarta-feira, 12 de junho de 2013

Vítor Pereira, Paulo Fonseca e José Peseiro



A vida de um treinador não é fácil, está sujeito a criticas e confabulações de todo o género por parte  da imprensa e dos adeptos. Falamos sem saber o que se passa dentro de um balneário e julgamos as escolhas apenas por momentos desportivos. A verdade é que actualmente o futebol é muito mais do que ter apenas bons jogadores, é preciso ter bons homens ou pelo menos homens de mente aberta e humildade para aceitarem que o conhecimento bate-nos à porta todos os dias. Ontem ao ouvir o José Peseiro no programa Grande  Área que passa na RTP Informação, lembrei-me de Vítor Pereira e de Paulo Fonseca. Lembrei-me de VP numa altura em que Peseiro disse que quando tinha de mexer e olhava para o banco até tremia, não foram estas as palavras mas foi a ideia que passou. Quando mexia na equipa esta acabava por perder. VP certamente teria a mesma sensação, não por perder mas por não poder refrescar a equipa como certamente gostaria, pois fez uma época inteira com 13/14 jogadores. Por sorte Jackson nunca se lesionou pois não havia uma alternativa minimamente viável e depois lá havia o Defour a tapar tudo que era buracos. 

Ser campeão com um plantel embora grande em qualidade, mínimo em quantidade, não é para todos. Poderia se calhar ter dado mais uso aos jogadores da equipa B? Penso que podia. Atsu numa primeira análise deveria ter tido mais utilização, Tozé teria sido uma boa alternativa quando nas alas faltava atrevimento. Mas eu não sei o que se passa dentro de muros. Terá sido por receio de apostar na malta nova? E então o Kelvin? Muitos perguntas ficam por responder. O que fica são factos e esses dizem que em duas épocas perdeu um jogo.    


Se eu era adepto de VP?
Não, acho que lhe faltava uma coisa muito importante, carisma. José Peseiro disse ontem que mais do que ter excelentes métodos de trabalho, hoje em dia um treinador tem que ser acima de tudo uma pessoa que saiba lidar com o outro. É aí que acho que Paulo Fonseca poderá ficar a ganhar ao VP. Isto a avaliar pelas entrevistas de quem privou de perto com PF. Ter alguém que saiba motivar dentro do balneário, saiba dizer a palavra certa no momento certo è meio caminho andado para o sucesso. Não há nada como uma "sapatada" no momento certo ou uma mão quando todos nos empurram para baixo.          

5 comentários:

dragao vila pouca disse...

Com que então um novo e arejado blog?
Espero que seja para valer e nunca mais desistas.
Vou colocar o link

Abraço

Dragao Australia disse...

Parabens pelo novo blog.

Dragao Australia disse...

Em relacao ao post, de acordo em relacao a falta de opcoes do plantel das epocas anteriores, mas a verdade e que VP nunca conseguiu 'inventar solucoes".

Quanta a falta de carisma parece-me demasiado obvia. Apesar de tudo ha que agradecer-lhe os titulos.

Anónimo disse...

Viva. Bons olhos vejam esse seu novo trabalho e muito caminho feliz é o que desejo. Vou já adicioná-lo no meu também.
Abraço
AP
http://memoriaporto.blogspot.pt/

Delfa disse...

O carisma é sem dúvida um dos fatores, tb nunca conseguiu ter outro sistema tatico de jogo, jogou sempre com o mesmo, apesar de tudo, o agradecimento pelos títulos conquistados. Força Dragão... Abraço...